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Transtorno do espectro Autista

O transtorno do espectro autista (TEA) trata-se de um distúrbio do neurodesenvolvimento. Marque uma consulta.
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O transtorno do espectro autista (TEA) - também chamado de Desordem do Espectro Autista (DEA),  trata-se de um distúrbio do neurodesenvolvimento cujas características são:

  • desenvolvimento atípico
  • manifestações comportamentais
  • déficits na comunicação
  • dificuldades na interação social
  • padrões de comportamentos repetitivos
  • repetição de modelos estereotipados
  • repertório restrito de interesses e atividades
  • ecolalia (repetição de palavras ou frases)

Conhece alguém com autismo? Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue lendo...

O que caracteriza o TEA?

Alguns sinais de alerta no neurodesenvolvimento podem ser percebidos nos primeiros meses de vida - mas o diagnóstico é estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade, sendo a prevalência maior no sexo masculino.

Além das características citadas acima o TEA engloba diferentes perturbações no desenvolvimento neurológico mas existem três características fundamentais que podem manifestar-se conjuntamente ou de maneira isolada:

  • dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem
  • restrição de uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos
  • dificuldade de socialização
  • padrão de comportamento restritivo e/ou repetitivo

Recebe o nome de espectro pois envolve situações e apresentações muito diferentes de acordo com o indivíduo que vai de leve à mais severa - mas todas estão relacionadas com dificuldades de comunicação e relacionamento social.

Tipos de TEA

O TEA classifica-se de acordo com o quadro clínico:

Autismo clássico:

Inclui indivíduos voltados para si mesmos que não estabelecem contato visual com pessoas ou ambiente e até conseguem falar - mas não usam a fala como ferramenta comunicativa. Nos casos mais graves, demonstram ausência completa de contato interpessoal

Apresentam dificuldade de compreensão e apreendem apenas o sentido literal das palavras ou enunciados simples - não compreendendo metáforas ou duplo sentido.

São crianças isoladas, que não retribuem sorrisos, apresentam repetição de movimentos estereotipados, frases sem muito significado, girando ao redor de si mesmas e apresentam déficit cognitivo.

Autismo de alto desempenho 

Também conhecido por síndrome de Asperger, a pessoa apresenta as mesmas dificuldades dos outros autistas mas numa medida reduzida - pois comunicam-se verbalmente e são bastante inteligentes. 

Sua inteligência é tão aumentada que chegam a ser confundidos com gênios - sendo imbatíveis na área do conhecimento com a qual se identificam. 

Quanto menor a dificuldade de interação social nos casos de Asperger, maior a chance de levar a vida com normalidade.

Distúrbio global do desenvolvimento sem outra especificação (DGD-SOE): 

Aqui entram indivíduos considerados dentro do TEA - dificuldade de comunicação e interação social - mas os sintomas são insuficientes para incluí-los nas categorias específicas do transtorno -tornando o diagnóstico final muito difícil.

Recomendações para lidar com pessoas autistas

  • Toda a família precisa estar envolvida nos atendimentos e buscar orientação especializada;
  • Procure descobrir um meio que possibilite estabelecer algum tipo de comunicação com o autista
  • Autistas têm dificuldade com mudanças, mesmo as menores então é importante manter o seu mundo organizado e com  rotina bem delineada
  • Apesar da inclusão de autistas nas escolas regulares, as limitações que o transtorno provoca devem ser respeitadas
  • Busque uma instituição que ofereça atendimento individualizado e especializado em TEA
  • Identificar atrasos no desenvolvimento e diagnosticar precocemente o TEA possibilita encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional levando a melhores resultados a longo prazo - pela neuroplasticidade cerebral

Referências:

American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Sadock, Benjamin J. Compêndio de psiquiatria : ciência do comportamento e psiquiatria clínica / Benjamin J. Sadock, Virginia A. Sadock, Pedro Ruiz ; tradução: Marcelo de Abreu Almeida ... [et al.] ; revisão técnica: Gustavo Schestatsky... [et al.] – 11. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2017.

OMS - Organização Mundial da Saúde: https://www.who.int

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