Existem vários tipos de distúrbios do sono, alguns pouco conhecidos… Se quiser saber mais sobre o assunto é só continuar lendo este post!
Este é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças e condições que afetam o sono da pessoa:
É o distúrbio do sono mais frequente, caracterizado por dificuldade em pegar no sono, ou dificuldade em mantê-lo, havendo despertares durante a noite ou muito cedo.
Ela pode surgir de forma isolada ou em decorrência de estresse ou outra razão associada:
Em muitos casos, a insônia é provocada pela existência de hábitos inadequados, que prejudicam o sono, como não ter rotina para dormir, ambiente muito luminoso e barulhento, ingerir comidas ou bebidas energéticas à noite.
Conhecida também como síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) é uma perturbação da respiração que ocorre a interrupção do fluxo respiratório por colapso das vias aéreas.
É mais comum de acontecer em homens acima dos 40 anos e pessoas obesas, consumidores de álcool ou possuem alterações no nariz, boca ou mandíbula.
Esta doença altera o sono, incorrendo na incapacidade de atingir fases mais profundas - dificultando o descanso adequado e causando sonolência diurna e complicações como:
Trata-se da dificuldade em se manter acordado e alerta ao longo do dia, um excesso de sono que atrapalha o desempenho das atividades diárias e expondo a pessoa ao risco na condução de automóveis ou equipamentos.
Ocorre por situações que privam a existência de um sono reparador e também devido ao uso de remédios que provocam sonolência. Também pode ser decorrente de anemia, hipotireoidismo, epilepsia ou depressão.
Distúrbio que provoca alteração do padrão do sono devido à ativação de áreas do cérebro em momentos inapropriados, sendo mais frequente em crianças, mas pode existir em qualquer faixa etária.
A pessoa sonâmbula manifesta atividades motoras complexas (caminhar, conversar) podendo despertar ou voltar a dormir normalmente e geralmente não há recordação do ocorrido.
É uma desordem neurológica que causa sensação de desconforto nas pernas - associada à necessidade incontrolável de movimentá-las e costuma surgir durante o repouso ou na hora de dormir.
Acredita-se ser de causa genética - com piora em períodos de estresse e uso de substâncias estimulantes, como cafeína ou álcool. Também pode decorrer de doenças neurológicas e psiquiátricas.
Bruxismo é um distúrbio caracterizado pelo ato inconsciente de ranger e apertar os dentes involuntariamente e causa complicações como:
Tende a ocorrer mais em crianças, mas pode também manifestar-se em adultos.
Este é um transtorno crônico do sono caracterizado por ataques repentinos de sono, levando a pessoa a dormir em qualquer lugar, a qualquer hora do dia e dificulta as atividades cotidianas.
Os ataques podem surgir poucas ou várias vezes no dia, com um sono que dura alguns minutos.
Caracterizada pela incapacidade de se mover ou falar logo após acordar - surge por um breve período por atraso na capacidade de movimentar os músculos após despertar do sono.
Durante um episódio a pessoa permanece consciente até conseguir recuperar a força e o controle muscular e o risco de desenvolver este fenômeno é maior em indivíduos com hábitos irregulares de sono, jet lag, estresse e ansiedade.
Referências:
American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Sadock, Benjamin J. Compêndio de psiquiatria : ciência do comportamento e psiquiatria clínica / Benjamin J. Sadock, Virginia A. Sadock, Pedro Ruiz ; tradução: Marcelo de Abreu Almeida ... [et al.] ; revisão técnica: Gustavo Schestatsky... [et al.] – 11. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2017.
OMS - Organização Mundial da Saúde: https://www.who.int