...
Consultório Jardim das Perdizes: Terças e Quintas:  14h00 às 19h00

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

TOC, ou transtorno obsessivo-compulsivo, se enquadra entre os transtornos de ansiedade cuja principal característica é a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões. Procure por uma avaliação especializada. Estamos à disposição para lhe ajudar.
Marque sua Consulta

TOC, ou transtorno obsessivo-compulsivo, se enquadra entre os transtornos de ansiedade cuja principal característica é a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões.

O que configura o TOC?  

O TOC é caracterizado pela presença de ideias obsessivas e a presença de rituais compulsivos.  Quando esses quadros de obsessão e compulsão se repetem a ponto de prejudicar a rotina, a pessoa pode ser portadora de TOC e necessitar de tratamento.

O que define uma compulsão ou obsessão?

Entende-se por obsessão pensamentos e/ou ideias e imagens que surgem na mente do indivíduo de maneira intrusiva e repetitiva e perturbam a pessoa insistentemente

No caso do TOC a maneira que o indivíduo tenta se livrar desses pensamentos cíclicos  é realizar o ritual compulsivo, que podem aparecer com regras e etapas bem rígidas a fim de aliviar a ansiedade. 

A maioria das pessoas com TOC possui tanto obsessões como compulsões, porém pode haver o predomínio de uma em detrimento de outra.

A ocorrência destes pensamentos obsessivos tende a se agravar conforme a frequência com que são realizados os rituais e pode até transformar-se num obstáculo para a rotina diária da pessoa e até da sua família.

As compulsões - ou rituais, são uma forma que a pessoa portadora do TOC tem de responder às suas obsessões, uma vontade incontrolável de fazer algo em caráter repetitivo, propositado e intencional - que  evita ou alivia os sintomas de ansiedade causada pelas obsessões.

Entre os rituais mais comuns do TOC destacamos:

  • limpeza
  • checagem
  • conferência
  • organização
  • simetria
  • colecionismo
  • entre outros que podem variar conforme evolução da doença.

Tipos De TOC

Transtorno obsessivo-compulsivo subclínico

Quando as obsessões e rituais se repetem com frequência, mas não chegam a atrapalhar a vida da pessoa. São denominados Sintomas obsessivo-compulsivos.

Transtorno obsessivo-compulsivo propriamente dito: 

Caracteriza-se quando as obsessões persistem até que a pessoa coloque em prática o ritual compulsivo e sente que isso alivia sua ansiedade. Pode ocorrer com predomínio de ideias obsessivas ou com predomínio de rituais compulsivos.

Causas e Sintomas

As causas do TOC não estão bem esclarecidas mas já se sabe que trata-se de um problema multifatorial provavelmente concomitante com alterações na comunicação entre determinadas zonas cerebrais que utilizam a serotonina. 

Fatores psicológicos e histórico familiar também são tidos como possíveis causas.

Entre os sintomas mais comuns listamos:

  • preocupação excessiva com limpeza
  • higiene pessoal demasiada
  • dificuldade para pronunciar certas palavras
  • indecisão frente situações corriqueiras
  • medo de escolhas desencadearem situações catastróficas
  • pensamentos agressivos relacionados com morte/acidentes/doenças 

É importante observar que crianças podem obedecer a certos rituais, o que é normal, mas os pais devem ter a atenção da intensidade e  frequência dos sintomas, pois o  limite entre normalidade e TOC é muito tênue.

Recomenda-se observar isso também em adultos, pois é comum que eles escondam essas compulsões por vergonha ou medo, tornando o diagnóstico mais difícil.

TOC tem tratamento?

Sim! E o tratamento pode ser tanto medicamentoso quanto não medicamentoso, bem como a combinação dessas duas modalidades:

O tratamento medicamentoso utiliza medicamentos inibidores da recaptação de serotonina.  A abordagem não medicamentosa por sua vez inclui intervenções terapêuticas, principalmente da linhagem da terapia cognitivo-comportamental que tem comprovada eficácia nos casos de TOC (como por exemplo exposição e prevenção de resposta).

Procure por uma avaliação especializada. Estamos à disposição para lhe ajudar.

Referências:

American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Sadock, Benjamin J. Compêndio de psiquiatria : ciência do comportamento e psiquiatria clínica / Benjamin J. Sadock, Virginia A. Sadock, Pedro Ruiz ; tradução: Marcelo de Abreu Almeida ... [et al.] ; revisão técnica: Gustavo Schestatsky... [et al.] – 11. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2017.

OMS - Organização Mundial da Saúde: https://www.who.int

Marque sua consulta pelo Whatsapp.

Marcar Consulta

Outras Especialidades que Atendemos

© Todos os Direitos Reservados - Consultório Psiquiátrico Dr Marcel V. Nunes.
× Como posso te ajudar?
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.