...
Consultório Jardim das Perdizes: Terças e Quintas:  14h00 às 19h00

Transtornos de Personalidade

Transtornos de personalidade são um grupo de doenças psiquiátricas onde o indivíduo possui um padrão de pensamento e comportamento rígido e mal ajustado. Marque uma consulta, podemos te ajudar.
Marque sua Consulta

Transtornos de personalidade são um grupo de doenças psiquiátricas onde o indivíduo possui um padrão de pensamento e comportamento rígido e mal ajustado. 

Sem o devido tratamento, o problema costuma ter longa duração, causando sofrimento e dificuldade em várias áreas da vida.

Classificação dos transtornos de personalidade

Eles são classificados em categorias que possuem características em comum. 

Ao observar a lista pode ser que a pessoa reconheça traços de si em diferentes transtornos de personalidade - mas é válido destacar que quem possui o problema abarca a maior parte das características de um transtorno em específico.

Transtornos Excêntricos Ou Estranhos

Transtorno de personalidade paranóide:

Pessoas com esse transtorno possuem tendência a desconfiar dos outros e/ou achar que vão ser enganadas, deixando-as hostis ou emocionalmente desapegadas.

Transtorno de personalidade esquizóide:

Provoca falta de interesse nas relações sociais levando a pessoa a ser indiferente às interações sociais.

Transtorno de personalidade esquizotípica:

Leva a um comportamento excêntrico, pensamentos incomuns ou e crenças bizarras, inclusive gerando sentimento de desconforto em ambientes sociais e dificuldade com relacionamentos íntimos.

Transtornos Dramáticos, Imprevisíveis Ou Irregulares

Transtorno de personalidade antissocial:

Quem possui o transtorno não reconhece sentimentos e necessidades alheias e pode mentir, agredir, roubar e ter comportamentos ilegais de forma reincidente.

Transtorno de personalidade histriônica:

Pessoas altamente emotivas e dramáticas, com necessidade excessiva de atenção e aprovação, usando até a aparência física para conseguir isso.

Transtorno de personalidade borderline:

As características principais são: sentimento crônico de vazio,  medo do abandono, relacionamentos intensos e instáveis, explosões emocionais extremadas, comportamento autodestrutivo.

Transtorno de personalidade narcisista:

Indivíduos de autoestima inflada, com necessidade de admiração e que costumam ter pouca empatia ou preocupação com outrem.  Fantasiam constantemente com sucesso, poder ou beleza.

Transtornos Ansiosos Ou Receosos

Transtorno de personalidade esquiva:

Portadores do transtorno evitam interação social e são extremamente sensíveis aos julgamentos negativos das pessoas, podendo ser tímidos e ter sentimentos de inadequação.

Transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva:

Inclui pessoas preocupadas com regras e ordem, valorizando o trabalho sobre outros aspectos da vida; apresentam perfeccionismo exagerado e uma necessidade de estar no controle. 

Observação: não deve ser confundido com transtorno obsessivo-compulsivo, que trata-se de uma forma de transtorno de ansiedade.

Transtorno de personalidade dependente:

Causa extrema necessidade de ser cuidado e receio de estar sozinho, e/ou dificuldade para se separar de entes queridos. Leva a pessoa a se eximir de tomar decisões por conta própria, ser excessivamente submisso e tolerar relações abusivas.

Aspectos de atenção sobre os transtornos de personalidade

  • Tais transtornos envolvem traços de personalidade rígidos e de pouca ou má adaptabilidade e causam sofrimento significativo ou prejudicam questões pessoais ou profissionais
  • Os tratamentos só apresentam eficácia após os pacientes perceberem que seus problemas são causados internamente e não advindos de influência externa
  • Fármacos auxiliam no controle de sintomas específicos apenas em casos selecionados (controle de ansiedade, explosões de raiva ou depressão)
  • Transtornos de personalidade são muitas vezes resistentes à mudanças, mas com tratamento gradual se tornam menos graves com o passar do tempo.

    Referências:

    American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

    Sadock, Benjamin J. Compêndio de psiquiatria : ciência do comportamento e psiquiatria clínica / Benjamin J. Sadock, Virginia A. Sadock, Pedro Ruiz ; tradução: Marcelo de Abreu Almeida ... [et al.] ; revisão técnica: Gustavo Schestatsky... [et al.] – 11. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2017.

    OMS - Organização Mundial da Saúde: https://www.who.int

    Marque sua consulta pelo Whatsapp.

    Marcar Consulta

    Outras Especialidades que Atendemos

    © Todos os Direitos Reservados - Consultório Psiquiátrico Dr Marcel V. Nunes.
    × Como posso te ajudar?
    Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
    Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.